OBJETIVOS

Realizar grande evento que possibilite a aproximação e fortalecimento de vínculos entre empresários, profissionais, prestadores de serviços e fornecedores de tecnologia e produtos da área de sustentabilidade com o público, incluindo formadores de opinião;

Difundir os mais recentes avanços e resultados socioambientais;

Estimular e fortalecer a rede entre gestores de empresas e ONGs, cientistas, artistas, jornalistas, professores, estudantes e interessados nas questões relacionadas à sustentabilidade.

MOSTRA

O objetivo da Mostra é apresentar tecnologias sociais e ambientais, de baixo custo e fácil replicabilidade. Para esta finalidade, contaremos com a exposição das Melhores Práticas de Gestão Local, selecionadas pela Caixa Econômica Federal, em todo o Brasil. Uma das experiências vencedoras, o aquecedor solar feito com caixas de leite e garrafa pet, do inventor catarinense José Alano fará parte da exposição. Experiências com gerenciamento de resíduos sólidos e compostagem será apresentada pela Minhocasa, de Brasilia - DF.

Sob outro aspecto, as embalagens que atualmente tem se transformado em um grande problema ambiental, é apresentada sob uma outra perspectiva: a rede de supermercados Wall Mart apresentará produtos e novas embalagens transformadas a partir de garrafas pet. O uso da certificação da matéria prima, da cadeia de valor traz a rastreabilidade de produtos com relação à sua "pegada ecológica".

Além disso, um novo olhar sobre a matéria prima, sobre arquitetura e design é apresentado pelo Instituto Orbitato. Designers da região oeste de Santa Catarina apresentam peças e produtos que contribuem para a sustentabilidade com móveis, materiais reinventados ou produzidos de forma diferenciada como sabonetes vegetais.

A contribuição na educação para a formação de cidadãos aparece na Mostra pelos jogos cooperativos, que estimulam a colaboração ao invés da competição. A livraria MC, de SP, selecionou títulos de livros de grandes autores relativos à temática e os comercializará durante o evento.

Somente expositores selecionados pela comissão organizadora e conselheiros foram convidados a se apresentarem por todo o período do evento, de 17 a 19 de março de 2009, na sala Ely Camargo, no centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, das 9 às 18 horas.

A visitação será gratuita mediante inscrição prévia pelo site www.eventoambientalis.com.br

CONFERÊNCIA

Abordará os seguintes eixos: ambiental, social e econômico, com palestrantes e debatedores nacionais e internacionais.

Eixo ambiental:

Abrange temas relacionados a iniciativas ambientais no primeiro, segundo e terceiro setores, a dimensão ambiental da sustentabilidade.

Eixo social:

Abrange temas relacionados a tecnologias sociais, consumo, habitação, geração de emprego e renda, mobilização, educação e a dimensão social da sustentabilidade.

Eixo econômico:

Abrange temas relacionados à economia, política, empreendedorismo sustentável e comércio justo e a dimensão econômica da sustentabilidade.

CULTURAL

Propõe trazer o eixo da cultura como instrumento de sensibilização e educação para mobilizar a sociedade no que diz respeito à sustentabilidade.

Apresentação na abertura do evento, dia 17/03 às 21hs: El Baile.

El BaileEl Baile é um projeto de música eletrônica inovador e que impressiona aos olhos e ouvidos do público. Nele, a diversão é o ponto alto, onde os três integrantes do projeto esbaldam alegria e descontração nas suas apresentações, e o público, entra na onda. Seu som é o principal diferencial, pois o projeto apresenta o melhor da música eletrônica mesclado com live de gaita-ponto (sanfona e/ou acordeon, como é conhecida mais ao norte do Brasil).

PÚBLICO ALVO

  • Empresários
  • Gestores e representantes de órgãos públicos
  • Políticos
  • Gestores e representantes de ONGs
  • Artistas
  • Jornalistas
  • Técnicos
  • Estudantes
  • Professores
  • Pesquisadores

COMITÊS

Comitê Gestor do Evento

  • Agostinho Celso Gisi - Almasty Hotel
  • Silvia Valdez - Ambientalis Engenharia

Conselho Consultivo

  • Axel Grael - Diretor da organização Partners of the Americas - Comite Rio de Janeiro/Maryland e Presidente do Instituto Rumo Náutico.
  • Cláudio Ávila da Silva - Vice-presidente da Portobello SA.
  • Dulce Magalhães - Membro do Conselho Gestor da UNIPAZ SC.
  • Nilo Sérgio de Melo Diniz - Diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA - Ministério do Meio Ambiente.
  • Rubens Born - Coordenador executivo do Instituto Vitae Civilis.
  • Sérgio Besserman Vianna - Presidente do Instituto Pereira Passos.
  • Sônia Pereira Laus - Coordenadora Geral da Cooperação Internacional da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina- FAPESC.

Ambientalis 2009 © Todos os direitos reservados.